Sabor de infância

Oi gentemmmmm

Não sou uma moça muito prendada nas artes culinárias, apesar de cozinhar todos os dias, de 2ª à 6ª (sim, eu aprendi... rsrsrs) mas só o trivial mesmo (mas gostosinho e honesto,viu?).

Quanto a bolos e sobremesas sou bem prática: é tudo de padaria rsrsrs e só às vezes (até porque marido não gosta de doces e eu acabo me empanturrando).

Mas, domingo tinha 3 maçãs na fruteira quase, quase... Lembrei de uma receita guardada há muito tempo e resolvi testar.

Gentemmmm, bom demais da conta. Que saudaaaaade da minha infância feliz e "sem tomada" (brinco com meus sobrinhos que, se faltar energia, eles se transformam em zumbis. rsrsrs. Hoje em dia, toda diversão da meninada parece ser eletrônica, né?)

Os ingredientes principais dessa receita marcaram minha infância. Um (a canela) estava presente todo dia no cházinho, opção ao café dos adultos... Mamãe dizia que criança não devia tomar café porque fica "rudo" (burro) kkkkk e o outro (a maçã) porque era luxo. Na época não havia maçã nacional, só as "manzanas argentinas", enormes, perfumadas, embaladas em papel azul/roxo. Caras, só apareciam de vez em quando (geralmente um agrado quando a gente ficava doentinha rsrsrs). Fruta farta só a de quintal (manga, jabuticaba, mamão, goiaba, mexerica, laranja...), quase sempre saboreada direto (e em cima) do pé. Lavar? Prá quê? kkkkkkk

Ai, ai... Ô tempo "bãooooo", sô!!!! Se for relatar todas as delícias da infância isso vira um livro. rsrsrs

Hummmm.... O que que ia postar mesmo? Ah, a receita do bolo. Ei-la:
Bolo de maçã e canela
Ingredientes:
* 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
* 2 xícaras (chá) de açúcar (usei 1 de branco e 1 de mascavo)
* 1 colher (sopa) de fermento em pó
* 1 colher (sopa) de canela em pó (botei 2)
* 1 pitada de sal
* 3 maçãs
* 1 xícara (chá) de óleo (usei 1/2)
* 3 ovos

- Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas das maçãs. Despeje sobre os ingredientes secos, previamente peneirados e misture. Acrescente as maçãs picadas em cubos. Forma untada e enfarinhada, forno médio, uns 30/40 minutos (não marco tempo, teste do palito/garfo. rsrsrs)

Experimenta aí e depois me conta o resultado, tá?

bjooo

7 comentários:

  1. Q delicia...vou fazer!! Bj

    Kátia Missau

    ResponderExcluir
  2. ÔOOO meu Deus, já tô engordando só de olhar, Ô tortura!!
    Vou ser "obrigada" a fazer. AMO maçã com canela. Isso deve ficar dos céus.
    Minha infância foi bem parecida com a sua, só tinha menos pés de frutas no quintal, só tinha manga e jaboticaba =)
    E maçã era essa mesmo que você falou, daí a gente só comia quando um primo do meu pai, que trabalhava no Ceasa daqui, trazia algumas frutas diferentes. Ehhh tempo bom, meeeeesmo!!
    Imagina se a gente pega pra conversar esse assunto pessoalmente, vai longe, hein?
    Posso te dar uma dica de forno? Nâo falha! Quando o bolo está pronto, você pode reparar que ele se solta das laterais da forma!
    Faça o seu teste do palito e depois repare em volta, é batata!! (ou bolo mesmo, rsrsrs)
    Um beijo, minha linda.
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Hum! Vou pegar esta receita. De vez em quando fica rolando umas maçãs aqui em casa. Pensar que na minha infância quando minha mãe disse que eu ia ter que operar as amédalas, eu doentinha disse chorando"Só se me comprar uma maçã"
    Pra ver como era raro...

    Os rótulos faço no photoshop sim. Ficava assistindo minha filha fazer alguma coisa pra mim. Quando ela viajou comecei fuçar e cada dia descubro mais coisas. Estou viciada!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Lianinha, tudo bem? Bateu a saudades de você, então vim aqui passar para matar a saudades e me deparei com esse bolo, copiei a receita e quando cheguei em casa fui logo fazer, pois adoro bolo de maça.
    Realmente ficou uma delícia, muito bom, essa receita é para ser bem guardada.
    Obrigada por seu carinho em dividí-la com suas visitantes.
    Que seu final de semana seja repleto de luz e muitos beijos no coração, Isaura

    ResponderExcluir
  5. Oii amiga !!!

    Hummmm tá com uma cara boa...boa demais da conta.:) Já peguei a receita e vou fazer.

    Aqui em casa temos o mesmo "problema" meu marido não gosta de doces (nunca vi isso:) em compensação eu e minha filha, Jesus!!!

    Agora vou dar uma olhada no teu post de batidinha, tô escrevendo e ele tá me chamando.:)

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  6. Eliana,
    saudadona de voce!!
    Esse bolo é tudo de bom.
    Brigadão pela receita.
    Beijocas no coração.

    Glória Luz

    ResponderExcluir

Olá!!!
Que bom que você está aqui!!! Obrigada pela visita e recadinho.
Volte sempre!!! Você será sempre muito bem vindo(a)!!!!
bjoooooooo
Eliana

document, 'script', 'facebook-jssdk'